Tema: Trabalhando a Inclusão da Diversidade, Valores Abstratos como a Felicidade
Em Busca da "Felicidade"
Sub-tema:
Tudo aquilo que costumamos definir que é simples, é o que nos traz felicidade.
Amanda Costa
JUSTIFICATIVA
Com base na frase acima desenvolver-se-á um projeto para o dia das crianças na EEB Sta Terezinha no ano de 2012, com os alunos do SAEDE ( Serviço de Atendimento Educacional Especializado).
Este projeto visa enfatizar os conteúdos sobre valor pessoal trabalhados durante o ano de 2012 com estes alunos, tais como: a importância de poder fazer algo que
proporcione felicidade a outras pessoas, pois o ato de fazer alguém feliz irá deixar-me feliz também . Enfatizar-se-á o valor de saber trabalhar, dar vida e significado aos materiais existentes na escola, os quais seriam descartados, o trabalho em equipe, a construção da autoestima, a motricidade fina e outras necessidades, como lateralidade, manuseio de diferentes materiais, etc .
A proposta é de confeccionar uma sacola ( com papel kraft ) personalizada com a foto da criança, no verso da sacola colocar-se-á o nome dos alunos que participaram do trabalho, bem como da educadora que desenvolveu o projeto. O conteúdo da sacola será : 1 jogo de memória, 1 quebra-cabeça ( com gravura ) e um recorte com charadinhas, que as crianças nesta faixa etária apreciam muito, para presentear os alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental (num total de 57 alunos), no dia da criança.
Introdução
De acordo com:
A Declaração de Salamanca, 1994, afirma que todas as crianças tem necessidades e aprendizagens únicas, tem direito a ir à escola de sua comunidade, com acesso ao ensino regular, e os sistemas educacionais devem implementar programas, considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para a criança.
"Escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos."
Considerando que a escola é o local ideal para a educação de todas as pessoas e sabendo-se que é na riqueza do convívio com a diversidade que há o verdadeiro crescimento, acreditamos estar proporcionando aos nossos alunos uma oportunidade de crescimento e aprendizagem dentro da diversidade do contexto escolar.
Temos ainda o Parecer CNE/CEB número 17/2001: no qual temos que:
[...] Todos os alunos, em determinado momento de sua vida escolar podem apresentar necessidades educacionais especiais, e seus professores em geral conhecem diferentes estratégias para dar respostas a elas. No entanto, existem necessidades educacionais que requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializados que proporcionem ao aluno meios para o acesso ao currículo.
A Educação Inclusiva trouxe questões a serem debatidas, desestabilizou, desacomodou, criou situações que nos fez pensar e perceber que, mesmo sem alunos visivelmente deficientes dentro da sala de aula, havia alunos excluídos. Tentar encontrar soluções para que todos tenham sua chance de aprender e buscar atender as necessidades individuais de cada um, nada mais é do que sonhar com a escola de qualidade para todos.
Com a educação inclusiva melhora a qualidade de ensino para todos, atua como propulsora das mudanças das práticas educacionais nas escolas, desafiando os professores a desenvolverem novas metodologias para proporcionar ações que beneficie todos os alunos.
... Uma sociedade inclusiva vai bem além de garantir apenas espaços adequados para todos. Ela fortalece as atitudes de aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana e enfatiza a importância do pertencer, da convivência, da cooperação e da contribuição que todas as pessoas podem dar para construírem vidas comunitárias mais justas, mais saudáveis e mais satisfatórias. (SASSAKI, 1997, p. 164)
Objetivo Geral:
Mostrar aos alunos do SAEDE que é possível e gratificante o fato de trabalhar aproveitando materiais de reciclagem e ao mesmo tempo proporcionar alegria a outrem. Em contrapartida, provar aos demais colegas a capacidade desses alunos.
Objetivos específicos:
Possibilitar aos alunos o manuseio de diferentes materiais;
Observar a localização espacial nos trabalhos de colagem;
Trabalhar o manuseio da tesoura;
Conscientizar sobre o uso (econômico) dos materiais;
Valorizar os alunos do SAEDE através de uma tarefa construtiva e de resultado;
ostrar aos alunos o valor do trabalho em equipe, seu desenvolvimento sistematizado e harmônico até chegar a última etapa;
Registrar as atividades desenvolvidas, (fotos);
Estimular os alunos a realizar algo em benefício de outrem.
Proporcionar felicidade através do trabalho solidário.
Atividades Desenvolvidas:
Descrever o que sentiu ao realizar este trabalho;
Racionalizar o uso dos materiais para que não haja desperdícios;
Desenvolver o domínio com a tesoura no recorte de figuras geométricas;
Moldar as sacola de forma uniforme, (dobradura)
Fotografar as atividades desenvolvidas para demonstrar aos alunos o valor do trabalho que eles estão realizando, para deixar arquivado nos projetos da escola.
Referências Bibliográficas:
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BRASIL. Diferentes Diferenças: Educação de qualidade para todos. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2006.
ANEXOS:
Fotos dos alunos confeccionando as lembrança.
Depoimentos de aluno sobre o trabalho.
Igor – Para mim foi importante participar do projeto pela aprendizagem que me proporcionou, a importância de confeccionar brinquedos para crianças que muitas vezes não tem condições de ganhar algum, no dia da criança. Também me senti valorizado em poder fazer algo construtivo.
Registro no ato da entrega das lembranças às crianças.
PROJETO DOS ALUNOS DO SAEDE
Lembrança confeccionada pelos alunos do
SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado ) da E.E.B. Sta Terezinha- 2012.
DIA DA CRIANÇA
Alunos do SAEDE:Claudinei, Daniela, Giovane,Igor, Letícia, Luana, Lucas, Marlise, Mateus, Patrícia, Samuel, Wilckerson.
Professora: Eloní Catarina Carvalho de Bitencourt
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